Perfil do e-consumidor brasileiro
Nos estamos passando por uma evolução constante do e-commerce no Brasil. Enquanto o varejo de rua tenta a duras penas se manter com taxas de crescimento baixíssimas, o e-commerce cresce anualmente a taxas chinesas de 2 dígitos. Somente em 2012 o e-commerce no Brasil registrou um crescimento de 20% atingindo um faturamento aproximado de 23 bilhões de reais. Isso dentro de uma realidade macro-econômica terrível de crescimento zero do PIB nacional.
A boa notícia para os empreendedores que ainda não estão na internet é de que existe muito espaço para crescer. Como uma sociedade ainda em desenvolvimento, o Brasil tem também um gap muito grande no acesso aos meios digitais. Estima-se que 44% das pessoas no país não tenham acesso à internet. Estamos falando de milhões de pessoas que ainda não tem conhecimento e acesso aos meios digitais para consumir. Segundo o CGI (Cômite gestor de internet) apenas 1/3 dos internautas tem o hábito de comprar pela internet. Vejam então o potencial que esta adormecido.
Dos consumidores que já estão online e que são ativos na internet temos algumas conclusões:
Cerca de 70% tem entre 21 e 35 anos.
Homens representam a parcela de 51% dos compradores.
Livros, games e acessórios são os produtos mais vendidos.
Moda e acessórios foram os itens com maior crescimento nos últimos três anos
Principal motivador de compra pela internet: preço
Principal preocupação a comprar pela internet: roubo de dados pessoais
Meio de pagamento preferido: cartão de crédito
Classe social com maior número de compras: B
Os dados acima apontam uma prevalência clara de homens, na faixa entre 21 e 35 anos, pertencentes a classe B e que usam cartão de crédito para pagamento das compras.
Sr. Site