Geração de leads com marketing digital
Todos nos concordamos que é muito melhor tentar vender algo para que alguém que realmente tem interesse no produto ou serviço em questão.
De fato, a maioria das equipes comerciais ainda trabalha em cima do famoso modelo de "prospecção a frio". Ou seja, uma equipe de vendedores munidos de linhas telefônicos e uma lista de contatatos "qualificada" entra em contato com cada um dos membros da lista tentando cavar uma reunião ou apresentação. Acontece que a efetividade desse método é baixíssima, pois geralmente é difícil conversar com o decisor ou seja com quem realmente "assina o cheque " na empresa e é preciso muitas vezes fazer várias ligações para tentar falar com essa pessoa que geralmente é ocupada e quas nunca esta disponível para pessoas externas. Isso torna o processo lento e caro. A taxa de pessoas que realmente converte em vendas nesse tipo de prospecção é baixíssima, pois a maioria dos prospectos não esta interessada no produto ou serviço oferecido pela empresa naquele momento.
Existe uma outra abordagem que tem sido cada vez mais implementada em empresas que já vislumbraram o poder da internet para prospecção de clientes. Acontece que investir em marketing digital reduz drasticamente as despesas de manutenção uma equipe de prospecção. Para entender como é preciso primeiro entender qual é o comportamento do consumidor atualmente, que passa invariavelmente pelos passos abaixo:
1 - A pessoa ou empresa detecta uma dor ou necessidade
2 - Inicia-se um ciclo de pesquisas por possíveis soluções para essa dor na internet
3 - Seleção de um ou mais possíveis solucionadores da necessidade
4 - Escolha e compra da solução para a dor ou necessidade
O fato é que com a revolução das telecomunicações e ao advento da internet o ciclo de compras se inverteu completamente. Agora é o cliente que define quando e como vai encontrar uma solução para algum problema. E ele faz isso via internet. A grande diferença entre o tipo "tradiconal" de prospecção e a prospecção via marketing digital é que no segundo modelo, o cliente já esta mais a frente do ciclo de compras. A equipe comercial passa a atuar então a partir do item 3 da lista acima. Convenhamos, é muito mais produtivo e efetivo vender para aqueles que já demonstraram o interesse na compra do nosso produto ou serviço.
Ou seja, a melhor maneira de encontrar seu cliente é ser encontrado por ele. Nesse ponto, deixamos claro que uma estrategia de marketing digital integrada vai ser fundamental para que quando o cliente estiver procurando na internet por possíveis solucionadores de um problema sua empresa apareça com a melhor candidata para ajuda-ló. Em nossa experiência de consultoria em marketing digital temos ajudado várias empresas a otimizarem o trabalho de suas equipes comerciais reduzindo custos de prospecção e tornando mais efetivas as abordagens de vendas.
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