Quais os cuidados ao divulgar sua empresa nas redes sociais?
O primeiro cuidado que todo empreendedor deve ter antes de pensar em divulgar sua empresa em uma rede social é saber exatamente porque esta fazendo essa divulgação. É incrível o número de empresários que abrem uma página no Facebook ou uma conta no Twitter para depois pensarem no que vão divulgar lá.
Antes de mais nada é preciso saber se seu público alvo esta nas redes sociais. Afirmar de que "todo mundo esta no Facebook" é simplificar demais toda a questão. Em primeiro lugar é bom que se diga que a maioria absoluta dos cadastrados em redes sociais como o Facebook são pessoas jovens abaixo de 25 anos. Se sua empresa não atende esse tipo de público investir em uma página lá pode ser perda de tempo.
É importante também que se diga que é fundamental integrar as ações de redes sociais com as ações do mundo offline. Na verdade, tratar o mundo online como um universo paralelo é o primeiro passo para a decepção com as redes sociais. Claro, o ambiente digital exige uma linguagem dinâmica e tem seus próprios códigos que tem que ser entendidos e respeitados, mas é fundamental entender que ali existem pessoas e não computadores. E toda comunicação humana deve ser pensada, elaborada e dirigida para pessoas. Entenda também que nas redes sociais existe um dialogo e não um monologo. As redes sociais abrem um canal de comunicação de mão-dupla com os seus clientes. É preciso saber ouvir todas as reclamações que forem colocadas sempre adotando um tom profissional e principalmente, respondendo a todos que entrarem em contato. Clientes geralmente aceitam deslizes das empresas, o que eles não toleram é descaso e descuido para com eles.
Lembre-se que as redes sociais são uma forma atual, dinâmica e gratuita de divulgar sua empresa, mas é fundamental se adequar a esse canal e saber que o mesmo pode trazer benefícios para empresa mas também pode prejudicar seriamente a imagem da empresa se não for bem gerenciado.
Sr. Site