Sua empresa faz marketing?
Donos de micro e pequenas empresas acreditam que marketing é uma atividade distante da sua realidade e possível apenas para grandes empresas. Nada mais equivocado.
Falando de forma prática, marketing é um conjunto de atividades visam reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes. Server com um guia para descobrir e atender as necessidades dos clientes criando assim o mix de produtos ou portifólio de serviços da sua empresa, bem como a definição do preço, promoções, distribuição e comunicações.
Para que o marketing realmente funcione é importante conhecer o seu segmento de atuação. Saber quem são seus clientes, seu comportamento e a partir dai tratar de elaborar estratégias que permitam atender, satisfazer e até mesmo superar as expectativas desse público alvo.
Os pequenos empresários geralmente tem uma verba reduzida para o marketing. Então, nesse cenário saber escolher como fazer marketing eficiente e eficaz passa a ser uma decisão estratégica. No cenário das pequenas empresas o marketing digital com suas ferramentas e estratégias passa a ser uma opção interessante. De custo reduzido e com sua flexibilidade, fazer marketing digital cabe no bolso de todo empreendedor.
Independentemente da escolha da forma de fazer marketing na sua empresa, o mais importante é que o empresário compreenda que marketing é muito mais que promoção e propaganda. Marketing tem a ver com gestão e com a forma que a empresa é pensada. O foco de toda empresa dever ser centrado no cliente e a partir dele a empresa deve pensar todos os demais processos: compras, faturamento, fornecedores, vendas, atendimento, etc.
O pequeno empresário pode lançar mão de ações compartilhadas de marketing com outras empresas de segmentos diversos porém relacionados para baratear o custo da sua divulgação. Isso funciona tanto campanhas de marketing digital como para mídia impressa ou offline. Um exemplo é fazer um panfleto com propaganda de duas ou mais empresas na forma de um guia de serviços locais, onde cada empresa participante entra com um percentual do custo de produção da propaganda.
Enfim, o importante é que sua empresa entenda que o marketing é um processo fundamental de toda empresa assim como comprar ou vender. Assumindo o marketing como parte integrante da sua gestão você perceberá que em algum tempo seus resultados vão começar a aparecer.
Sr. Site