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7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas


7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas
7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas

Diariamente somos consultados por dentistas do Brasil inteiro com dúvidas relacionadas a captação de pacientes para odontologia.


Seja por email, pelas nossas redes sociais, chat ou telefone, as perguntas sempre são muito semelhantes as seguintes:


  • Como captar pacientes para consultórios odontológicos?

  • Como atrair pacientes para consultório?

  • Qual a melhor estratégia de captação de pacientes para odontologia?

  • Como fazer captação de pacientes pelo Instagram?

  • Como fazer captação de pacientes pelo Facebook?

  • Vale a pena usar o Google para captar pacientes?

  • Marketing de conteúdo para captar pacientes funciona?

  • Como captar pacientes particulares?

  • Como diminuir a dependência de convênios odontológicos?

  • Como captar pacientes durante a pandemia?


Essas e outras perguntas são constantes e muito relevantes para o contexto da odontologia.


Afinal, o trabalho do profissional de odontologia só acontece após a captação de pacientes.


Exatamente para ajudar você profissional de odontologia ou proprietário de uma clínica odontológica a atrair mais pacientes qualificados para sua clínica odontológica que estamos lançando esse artigo com 7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas. Continue conosco!


7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas


Apesar de não haver uma única estratégia de captação de pacientes que funcione para todo tipo de clínica, sempre existe uma possibilidade a ser aplicada, adaptada e melhorada para cada caso.


Abaixo, seguem 7 estratégias para atrair mais pacientes para dentistas, consultórios e clínicas odontológicas.


01 - Estratégia de captação de pacientes: Lives


Tudo bem, você pode estar pensando que lives são uma estratégia do momento. Não são.


A pandemia de coronavírus de fato deu visibilidade as lives, mas o fato é que a grande maioria dos profissionais estão usando a live de forma errada, ou no mínimo, limitada.


Eles acreditam que basta dar um ótimo conteúdo e que vão captar pacientes. Mas, não é bem assim.


Para que a estratégia de captação de pacientes através de lives seja de fato uma estratégia e não só entregar conteúdo grátis, é preciso que alguns elementos estejam presentes, a saber:


  • Um objetivo: para que eu estou fazendo a live?

  • Uma meta: Qual o número que vou perseguir ao final dessa live? Uma quantidade de inscritos no meu canal? Um número de downloads de algum material em troca de um email / celular? Um número de chamadas e agendamentos no meu consultório?

  • Um destino: A live não pode ser um fim em sí mesma, ela precisa ter um local de destino (página de captura) onde as pessoas vão continuar a conversa com você após o término da live.


Enfim, lives são uma ótima forma de atrair mais pacientes. É uma forma tão boa que merece um artigo inteiro sobre o tema (em breve).


02 - Estratégia de captação de pacientes: Eventos presenciais


Ok, não é o momento devido as restrições de aglomeração de pessoas dado a situação do Coronavírus. Mas, estratégias não são temporais. A execução sim.


Se você está lendo esse artigo em qualquer momento de tempo, saiba que uma das melhores formas de atrair mais pacientes para sua clínica odontológica é através de eventos presenciais.


Você vai dizer que não sabe o que fazer em um evento presencial? A dica é: busque criar uma temática em torno do seu público-alvo.


Exemplo: Seu público-alvo são pessoas maduras ou da terceira idade que fazem tratamentos de implantes dentários.


Uma ótima forma de criar um evento presencial é se associar a outros profissionais de saúde como médicos geriatras, psicólogos voltados para esse público, fisioterapeutas e alugarem um espaço em comum para um worshop de uma manhã ou mesmo um dia com um ciclo de palestras voltadas para a qualidade vida na terceira idade.


Utilizando as listas de clientes de todos os participantes e investindo em mídia cooperativamente, a visibilidade que esse tipo de evento traz é enorme.


E o melhor, a captação de pacientes acontece direcionada para aquelas pessoas que já estão dentro do perfil do seu público-alvo.


Eventos presenciais podem ainda ser inseridos dentro de outros eventos setoriais como feiras, eventos corporativos, painéis, etc. Descubra na sua cidade / região, eventos que seu público-alvo costuma frequentar e marque presença lá. Você não vai se arrepender!


03 - Estratégia de captação de pacientes: Mídia offline


Sua clínica é "popular"? Ou ao contrário, sua clínica é direcionada para o "topo da pirâmide" social?


Saiba que nesses casos a captação de pacientes via redes sociais e marketing digital tem pouca efetividade.


A explicação é muito simples. O público muito popular ainda tem grande adesão aos meios offline de comunicação como rádio e TV. Já o público altamente elitizado é bastante seletivo no consumo de mídia, lendo revistas e assistindo programações de TV paga muito segmentadas.


Então, apesar de ser propagado aos quatro ventos de "que todo mundo está na internet", nem todo mundo está lá procurando um dentista e muitas vezes sua mensagem publicitária não vai ter o impacto necessário para leva-lós ao consumo do serviço (compra).


Nunca, nunca mesmo, desconsidere, a priori, como estratégia de captação de pacientes as mídias offline tradicionais.


04 - Estratégia de captação de pacientes: Facebook e Instagram


Não estamos falando de branding. Sabe o que é branding? Aquele tipo de postagem em que você fala da sua estrutura física, dos seus diplomas, da sua equipe, da rotina do seu dia a dia, das suas viagens...


Isso não traz resultado nenhum, a não ser que você considere resultado em marketing tem muitos seguidores, bastante elogio sobre você e likes, likes, likes.


Na Senior Marketing nós trabalhamos com o único marketing para dentistas que realmente importa: O marketing de resultados.


Nesse sentido, se você quer usar as redes sociais para captação de pacientes é preciso investir em campanhas. Em campanhas de performance.


Não é incomum temos clientes que investem R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 por mês em campanhas de captação de pacientes nas redes sociais e terem faturamentos de R$ 150.000,00 a R$ 200.000,00 / Mês.


É que não perdemos tempo dos clientes fazendo postagens. Todo o trabalho é direcionado para captura de leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente estejam dispostas a fazer um tratamento.


Para captar pacientes pelas redes sociais é preciso investir alguma verba em impulsionamento de anúncios.


Mas não é só isso. A segmentação do público-alvo tem que ser muito bem feita e talvez o mais importante, o criativo, ou seja, a arte que será mostrada no anúncio tem que despertar o interesse do paciente para que este clique e agende uma consulta.


Então, lembre-se: da próxima vez que receber uma proposta de marketing para captação de pacientes pelas redes sociais, foque na performance, nos resultados e fuja dessa conversa fiada de "gerenciamento de redes sociais". Isso um estagiário ganhando meio salário mínimo faz para você!


05 - Estratégia de captação de pacientes: Google


É verdade o que você houve por ai: ou você aparece bem no Google ou você não existe.


Pense no seu próprio comportamento como consumidor. Ou você sabe de alguém que presta determinado tipo de serviço e liga direto para ele, ou você vai no Google.


Para captar pacientes pelo Google você deve pensar em duas formas. A primeira é investir em anúncios pagos no Google. Pagou hoje, aparece amanhã de manhã.


O problema é que as pessoas confiam menos em anúncios. Cada dia menos. Isso nos remete a importância da segunda estratégia de captação de pacientes pelo Google: O chamado SEO.


Esse sigla pomposa quer dizer basicamente que se alguém procurar pelo serviço que você oferecer (Exemplo: ortodontia) seu site vai aparecer na primeira página do Google.


Talvez você já saiba isso. O que talvez você não saiba é que se seu site aparece na primeira posição da primeira página ele leva 60% dos cliques. 60%


Isso significa na prática que estar em primeiro lugar nas buscas do Google significa captar mais pacientes. Simples assim. Bem, não tão simples assim, pois um bom trabalho de SEO (de verdade) custa em média R$ 4.000,00 por mês (valores menores desconfie) e leva no mínimo uns 3 a 4 meses para começar a dar resultados.


Já campanhas no Google Ads para captação de pacientes, aquelas pagas tem uma sistemática um pouco diferente. Geralmetne você investe no Google algum valor (no mínimo R$ 50,00) no Google e 20% do valor investido em mídia paga a agência.


Isso é a teoria. Mas na vida real, se quiser realmente competir em mercados como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e outros grandes centros em áreas como harmonização facial, lentes de contato, ortodontia, aparelhos invisalign , estética dental, implantes e outros não vão conseguir grandes resultados (provavelmente) investindo menos que R$ 2.500,00 por mês em mídia para começo de conversa.


Mas em se tratando de captação de pacientes o que tem que ser observado é o resultado que você vai ter e a partir dai o investimento que deve ser realizado para obter esse resultado.


Ah, então se você investir R$ 2.500,00 vai faturar 10 x, 20 x isso? Sim, não e talvez são as respostas possíveis. Isso é ser empreendedor. Não consegue conviver com isso. Nem tente...


06 - Estratégia de captação de pacientes: Assessoria de imprensa


Aqui vai uma estratégia geralmente subestimada na odontologia. A grande maioria que tentou fracassou e os que deram certo, deram MUITO CERTO!


Qual o segredo da assessoria de imprensa na odontologia? Na verdade não tem segredo, mas tem alguns macetes:


  • O assessor de imprensa tem que ter um relacionamento real com os jornalistas;

  • O assessor de imprensa tem que entrar no seu negócio e entende-ló;

  • Você vai precisar ter disponibilidade (as vezes a noite, finais de semana, no meio do expediente) para atender ao assessor de imprensa e aos jornalistas;

  • Assessoria de imprensa não é vendas diretas.


Vale a pena investir em assessoria de impressa para captação de pacientes na odontologia?


Como tudo na vida, tudo depende do resultado. Diferente de uma ação de marketing digital na odontologia, como fazer uma campanha de clareamento onde você investe X e tem um retorno de Y, na assessoria de imprensa não é assim.


Como medir o retorno de um trabalho de assessoria de imprensa que coloca um dentista como uma fonte recorrente de informações sobre saúde bucal no Bom dia SP (jornal local da Globo em São Paulo)?


Pense na assessoria de imprensa como mais uma ferramenta de captação de pacientes na odontologia.


07 - Estratégia de captação de pacientes: Marketing digital para dentistas


Muitos podem estar pensando: Mas captar pacientes pelo Google não é marketing digital? Captar pacientes pelas redes sociais não faz parte do markting digital?


Fazem sim, mas tem mais algumas "coisinhas" que você pode fazer dentro das estratégias de marketing digital para dentistas que vão te ajudar a captar pacientes. Sirva-se:


  • Criar um blog

  • Abrir um canal no Youtube

  • Gerar uma newsleter por e-mail para pacientes

  • Escrever para portais de saúde

  • Criar um canal no WhatsApp

  • Criar um canal no Telegram

  • Fazer sessões de mentoria online e pós-consultas

  • Guest posts em sites de terceiros

  • Campanhas de Remarketing


Todas as ações acima podem ser realizadas para captação de pacientes. O que interessa no final das contas é aplicar aquela que mais vai trazer pacientes pagantes para sua clínica.


Conclusão


Captação de pacientes na odontologia é sempre um tema relevante e atual. Nós da Senior queremos dar nossa contribuição nesse assunto escrevendo no nosso portal sobre o assunto regularmente.


Se você quer ficar atualizado sobre o tema captação de pacientes para clínicas odontológicas inscreva-se na nossa newsletter e receba nossas atualizações no seu e-mail.



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