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3 dicas de marketing digital para pequenas empresas


A internet trouxe avanços em todas as áreas de conhecimento humano. Hoje, o conhecimento de gerações pode ser acessado com alguns cliques em um programa de pesquisa. As empresas antenadas com a evolução tecnológica passaram a utilizar a internet para divulgar seus produtos e serviços.

E é exatamente na questão de divulgação que a internet pode trazer grandes benefícios para as pequenas empresas. O marketing digital surgiu nos últimos anos como uma nova forma de se fazer marketing. Bem, na verdade o marketing continua o mesmo, ou seja, continuamos tentando entender a atender o mercado através de processos de troca. A questão é que as redes sociais, os programas de busca como o Google, os blogs, o email marketing e todas as tecnologias envolvidas com a comunicação via internet passaram a ser mais um canal, ou talvez, o canal mais adequado para pequenas empresas fazerem divulgação.

O marketing digital possibilita que pequenas empresas locais tenham visibilidade global. Entretanto assim como as crianças precisam aprender a andar para depois correr, assim também são as empresas que estão entrando no mundo digital.

Separamos três dicas básicas que você empreendedor deve aplicar para começar a aproveitar esse mundo digital.

Monte um site

Desenvolver um site empresarial é o ponto de partida para a pequena empresa entrar no mundo digital e alcançar novos mercados. Saiba que são necessários três passos para criar um site:

  1. Registre um domínio - O domínio é o nome da sua empresa na internet. Exemplo: www.suaempresa.com

  2. Contrate uma agência para desenvolver o layout do site - O site propriamente dito é um conjunto de arquivos que devem ser dispostos em determinado layout e apresentação para que as pessoas possam acessa-ló via um navegador.

  3. Contrate uma hospedagem - Os arquivos que compõem um site devem ficar hospedados em um servidor. É fundamental que você escolha bem o seu provedor, pois um site hospedado em um servidor de baixo desempenho pode comprometer o acesso ao seu site e seus clientes podem abandona-ló rapidamente se ele demorar a carregar.

Apresentar seus produtos ao mundo

Agora que você já tem um site deve divulga-ló. É bom que você saiba que o trabalho de divulgação de site deve ser constante e o volume de acessos ao site vai crescer proporcionalmente ao seu investimento de tempo e dedicação para essa divulgação. Algumas formas baratas ou mesmo gratuitas de divulgar seu site:

  • Cadastre seu site em outros sites de anúncios gratuitos.

  • Coloque o endereço do seu site nos panfletos promocionais da sua empresa

  • Coloque o endereço do site em todo material impresso da sua empresa, inclusive na fachada da sua empresa, se tiver um endereço físico.

  • Assine todos os emails da sua empresa com o endereço do seu site.

  • Inclua seu site em redes sociais.

  • Divulgue seu site para todos os seus fornecedores, clientes atuais e parceiros comerciais.

  • Converse com outras empresas parceiras e peça para que eles referenciem seu site no site deles. Faça a mesma coisa no seu site.

Faça ações no mundo offline que levem cliente ao mundo online

Se você faz panfletagem continue fazendo. Apenas coloque no panfleto algum chamada para ação que leve o cliente até o site. Pode ser uma promoção de desconto por preenchimento de um cadastro no site, por exemplo. Assim você estará trazendo tráfego para seu site e ao mesmo tempo criando uma base de dados de possíveis clientes. Com essa base você vai disparar campanhas de email marketing para esses potenciais clientes periodicamente com informações, promoções e vendas.

Ponha em prática as dicas acima e verá suas vendas crescendo gradativamente.

Sr. Site

www.srsite.com.br

#marketingdigitalpme

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