3 ações para aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico
Atualizado: 2 de mar. de 2020

Hoje queremos falar sobre um tema que é bastante recorrente entre nossos clientes e prospectos: captação de pacientes.
Todos nós sabemos que o dentista é treinado na universidade para ser um excelente técnico e realizar com maestria o seu trabalho técnico.
Isso é ótimo, mas é insuficiente para garantir uma vida de sucesso profissional. É preciso que o profissional de odontologia incorpore outras características e competências como o empreendedorismo e saber vender os seus serviços.
Sem clientes não existe consultório, certo? Portanto, nesse breve artigo queremos te passar 3 ações para aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico. Vamos lá!!
01 - Capriche na escolha do ponto comercial
Os americanos costumam citar 3 itens como fundamentais para o sucesso de qualquer negócio: localização, localização, localização.
Um erro que nós vemos muito aqui na Senior é o de profissionais que ainda não tem uma carteira de pacientes formada e que insistem em abrir seus consultórios odontológicos em prédios comerciais.
Esse é um erro muito comum e infelizmente compromete bastante a captação de pacientes.
Você pode torcer o nariz para clínicas populares e também para redes de franquias odontológicas, mas não vai ver nenhuma unidade desse tipo de negócio montada em um andar alto de um edifício.
Veja, o primeiro passo para aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico é estabelecer seu consultório em um local de alta movimentação de pessoas e veículos com excelente visibilidade.
Você pode até argumentar que as pessoas não buscam um dentista como buscam uma loja de roupas e é verdade. Mas, quando você tem um ponto com alta visibilidade e sua marca é bem desenhada, ela será exposta diariamente a milhares de pessoas que trafegam por perto.
A repetição a exposição de uma marca é um fator primordial para criar na memória das pessoas uma referência.
Quando você não está em um ponto comercial de alta visibilidade precisa investir muito dinheiro em marketing para que o público da região saiba que você existe.
Além disso, o ponto comercial facilita a captação de pacientes na medida em que se torna disponível no momento que o potencial paciente precisa.
Muitas pessoas saem de casa ou do trabalho com a intenção de realizar várias tarefas e acabam "encaixando" uma ida ao dentista nesse conjunto de atividades.
Portanto, se você quer aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico busque e selecione criteriosamente um ponto comercial que tenha boa visibilidade, proximidade com comércio forte, trânsito de veículos, fluxo de pessoas constante e que seja um local de destino, onde as pessoas da região tem o costume de ir e resolver vários problemas e questões no mesmo local.
02 - Invista em publicidade e propaganda do seu consultório
Ainda que você tenha um excelente visibilidade por estar instalado em um ponto comercial de primeira linha é necessário fazer investimentos em publicidade e propaganda do seu consultório odontológico.
A finalidade da publicidade e propaganda na odontologia é atrair um fluxo de pessoas que já esteja buscando um serviço como o que você oferece na sua região.
A publicidade e propaganda na odontologia precisa seguir as regras do CFO, portanto, é altamente recomendável que você busque o auxílio de uma empresa de marketing para dentistas profissional e capacitada.
Quanto você deve investir em publicidade do seu consultório? Sem ser evasivo, algo entre 3% a 10% do seu faturamento bruto.
Você pode começar com pouco se a verba for curta e ir reinvestindo parte dos ganhos em mais propaganda do seu consultório.
Lembre-se, quem não é visto não é lembrado. Captação de pacientes tem a ver com ser visto e ser escolhido por um potencial paciente entre as várias opções que ele dispõe no mercado.
03 - Parcerias
Se você é um dentista endodontista porque não procurar colegas na sua região que são ortodontistas, implantodontistas e oferecer uma parceria.
Nós sabemos que existe muito medo de que pacientes referenciados "não voltem" mais ao seu consultório, mas isso só acontece por falta de conhecimento em gestão e metodologia de trabalho.
Crie uma agenda compartilhada com o seu parceiro de forma que as secretárias de ambos possam saber toda a movimentação do paciente que vocês tem em comum. Essa é a forma mais simples de gerenciar pacientes que estão em tratamento entre parceiros.
Se perceber que algo não está andando bem na parceria você sempre pode conversar com o parceiro ou mesmo optar por abandonar a parceria. Mas nunca deixe, a priori, que essas crenças limitantes reinantes no meio da odontologia impeçam você de aumentar a captação de pacientes através de boas parcerias.
Conclusão
Captação de pacientes é um jogo de números. É preciso saber quem é o paciente que melhor se adequá ao perfil e a proposta de trabalho do seu consultório e trabalhar firme para não só atrai-ló como fideliza-ló.
Vemos muito esforço dos dentistas em se aperfeiçoarem constantemente, o que é bastante desejável e louvável, porém, a grande maioria ainda não investe como deveria em estratégias de captação de pacientes.
Se você quer aumentar a captação de pacientes no seu consultório odontológico e precisa de ajuda, entre em contato e converse com um de nossos consultores especialistas em marketing para dentistas.
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