top of page
  • Foto do escritorAdmin

4 coisas que você precisa saber antes de empreender com o seu próprio consultório.


4 coisas que você precisa saber antes de montar o seu próprio consultório

Todo profissional de saúde que sonha em empreender abrindo o seu próprio consultório, precisa saber que esta é um tarefa que envolve habilidades e atitudes que muitas vezes precisaram ser desenvolvidas.


Muitos médicos e dentistas buscam abrir um novo consultório no intuito de expressar a sua visão da medicina ou odontologia e também, para terem mais qualidade de vida.


Sem dúvida alguma, ao abrir o seu próprio consultório você passa a ser um médico-empreendedor ou um dentista-empreendedor, ainda que não compreenda muito bem o que isso significa.


Sendo dono do seu próprio consultório você passa a tomar uma série de decisões sobre como e quando trabalhar, os padrões de atendimento do consultório e até mesmo a decoração.


Entretanto, com a liberdade que um consultório próprio proporciona, vem atrelado uma responsabilidade maior.


Para que você não fique desanimado, mas nem deslumbrando com a oportunidade e com o desafio de abrir um novo consultório, nós escrevemos este artigo.


4 coisas que você precisa saber antes de empreender com o seu próprio consultório


01 - Você vai ter que saber o mínimo sobre gestão de consultórios


Quando você trabalha para outra empresa não tem que se preocupar com nada além de comparecer e fazer o seu bom trabalho.


Já na posição de dono do seu próprio consultório, você terá outras responsabilidades, como fazer uma organização financeira do consultório, cuidar para que o estoque de medicamentos e insumos esteja em ordem, contratar uma ou mais pessoas para te ajudar na parte burocrática, etc.


Enfim, o primeiro ponto que você precisa se atentar ao montar o seu próprio consultório é de que ele vai exigir de você médico ou dentista tempo e esforço para faze-ló funcionar.


02 - Empreender em saúde não é tão simples assim


Apesar de instituições de ensino e gurus da internet tentarem simplificar a ideia de que gerir um consultório é uma tarefa simples, não é bem assim.


Você vai ter que gerenciar pessoas, nem que seja sua secretária, a movimentação financeira do consultório, e ainda ter algum tempo livre para se dedicar a ações de marketing para captar novos pacientes. Tudo isso dentro das mesmas 24 horas que você tem no seu dia normal.


03 - Ter um consultório próprio exige maior dedicação


Como você já percebeu, ao abrir seu próprio consultório, são grandes as chances de você trabalhar mais e não menos.


Afinal, além de exercer as atividades técnicas da sua profissão, precisará também se dedicar a outros aspectos fora do escopo da sua profissão.


Claro que você pode terceirizar parte destas tarefas, mas no final do dia a responsabilidade de fazer o consultório dar certo é toda sua.


04 - Você vai ter vários chefes


Quem acredita que não vai ter um chefe para quem dar satisfação se engana.


O médico ou dentista que abre seu próprio consultório passa a ter vários "chefes", ou seja, os seus pacientes.


E tenha certeza de uma coisa: Os pacientes são os chefes mais exigentes que existem. Prepara-se, pois serão muitas obrigações, muitas informações e muitas pessoas para lidar com diversas expectativas.


Conclusão


Essas são 4 dicas que você médico ou dentista precisa saber antes de montar o seu próprio consultório.


Não se engane pelo tamanho do seu negócio. Mesmo um pequeno consultório com uma sala de recepção é uma empresa. E empresas demandam bastante atenção dos seus proprietários.


Quer tornar mais suave a sua entrada no mundo do empreendedorismo em saúde? Conte com a mentoria para profissionais de saúde da Senior Consulting. Entre em contato!


Senior Consulting

Mentoria para profissionais de saúde

+55 11 3254 7451

atendimento@seniorconsulting.com.br





bottom of page