4 formas de responder a pergunta por telefone: “Quanto Custa o tratamento?

Diversos dentistas e médicos nos questionam qual a melhor forma de responder a pacientes que ligam para seus consultórios e clínicas perguntando o preço de um determinado tratamento.
Eles ficam na dúvida sobre como orientar suas recepcionistas e secretárias a responder a esse tipo de pergunta.
Claro, essa dúvida é bastante pertinente, pois um tratamento médico ou odontológico dificilmente pode ser precificado a priori, dado que cada pessoa possuiu uma individualidade, cada situação é única e com um nível maior ou menor de complexidade.
Além disso, diversos conselhos federais de classe proíbem que profissionais de saúde informem preços de procedimentos por telefone.
Mas, a despeito de todos esses fatos, o paciente ainda quer saber: Qual o preço do tratamento?
Veja, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que seu paciente precisa ter uma resposta. A sua habilidade, ou da sua secretária em responder essa pergunta é que vai trazer dois grandes benefícios para sua clínica, a saber:
01 - Filtrar já no momento da ligação pessoas que não tem perfil, dinheiro ou adequação ao serviço que sua clínica oferece, evitando assim o gasto de tempo de consultório, conhecimento especializado, recursos de apoio e em algumas situações, materiais.
02 - Garantir que o preço do tratamento não é mais uma surpresa para o potencial cliente, trazendo a bordo somente aquelas pessoas que tem mais "fit" com sua proposta de trabalho.
Dito isso, preparamos abaixo alguns scripts que vão manter "a bola rolando" na conversa com potenciais pacientes que só querem saber de preço.
Mas veja, roteiros ou scripts são apenas indicações de quais caminhos seguir. Eles não são uma fórmula mágica que vai garantir que a pessoa ao telefone vá marcar a consulta e seguir em frente.
Antes de mais nada, é preciso lembrar também, que o uso do tom de voz, da alegria ao conversar com alguém por telefone, e sim, a vontade de resolver o problema de quem está te ligando deve ser sempre uma constante.
Afinal, a forma como você expressa os scripts abaixo vai torna-lós mais ou menos efetivos.
Então, isso posto, siga e aprenda 4 formas de responder a pergunta ao telefone qual o preço do tratamento?
Qual o preço do tratamento?
O paciente entra em contato e faz uma pergunta do tipo:
Qual o preço do aparelho Invisalign?
Qual o preço de uma lente de contato dental?
Qual o preço do preenchimento labial?
Qual o preço do implante?
Qual o preço de uma cirurgia de Rinoplastia?
Qual o preço da bichectomia?
Qual o preço do preenchimento facial?
Qual o preço dos fios de sustentação?
Etc, etc, etc.
Todas as perguntas acima e outras semelhantes podem ser respondidas de 4 formas ao telefone:
1. Diga o preço! Seja transparente com o potencial cliente. ⠀
Muitas pessoas ignoram / desconfiam de clínicas médicas e odontológicas que não passam informações sobre preços! Se você tem uma compreensão exata de quanto custarão seus serviços, simplesmente diga o valor e termine com uma pergunta:👉 “Devemos reservar um horário para você?” ou “Você gostaria de agendar um horário para visitar nossa clínica e conhecer nossa forma de cuidar dos nossos pacientes?” ⠀
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2. Não diga o preço do tratamento a eles.⠀
Se você não tem um preço definido, ou se o tratamento em questão exige uma avaliação minuciosa do pacientes, exames clínicos e laboratoriais, explique por que você não pode dar essa informação, dizendo: “Não queremos deixar nada que seja importante para sua saúde / sonho / expectativa de fora, nem cobrar nada que você não precise. Então, deixe-me dar alguns detalhes sobre a clínica e o nosso jeito de cuidar dos nossos pacientes, então nosso especialista poderá te passar um orçamento.” ⠀
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DICA: Termine com uma pergunta como: "Você já fez avaliação em outros locais? ou "Você já tem um Dentista / médico de confiança? Esse tipo de pergunta ajuda a manter a conversa.⠀E manter a conversa aumenta as chances de conversão
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3. Informe o preço inicial do tratamento
Dar o preço inicial de seu serviço é uma outra maneira de abordar a questão do preço. Se teu tratamento começa em R$ 900,00 e vai até R$ 3.000, você não pode passar o valor mais baixo. Isso é ENGANAR o cliente. Em uma situação como essa, você pode tentar responder assim: "Não posso te dar um preço até que um dos nossos especialistas avalie todos os detalhes do seu caso específico, mas o serviço / tratamento começa em R$ 800. Faz sentido para você marcarmos uma avaliação?
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4. Faixa de preço do tratamento
Dar uma faixa de preço é uma das melhores opções. "O serviço custa entre R$ 900 e pode chegar a R$ 3.000, isso depende de vários fatores. Este preço está dentro do seu orçamento?”
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E, como sempre, termine com uma pergunta neutra. Tente oferecer uma negociação ou termine sua conversa com "Adoraríamos atender você, mesmo que não opte por fazer o seu tratamento conosco. Venha nos visitar e ver se conseguimos atender todas suas expectativas! O que acha? Qual dia é melhor para você? Na terça-feira pela manhã ou na quinta-feira à tarde?
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Seja sempre calmo, tranquilo, confiante e educado ao telefone. Quem confia no valor do que faz torna o preço apenas um detalhe.
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