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Como abordar um potencial paciente pelo WhatsApp


Como abordar pacienrtes pelo WhatsApp
Como abordar pacienrtes pelo WhatsApp

Saber como abordar um potencial paciente pelo WhatsApp é fundamental em um momento em que a maioria dos brasileiros utiliza essa plataforma como meio primário de comunicação.


O que você vai aprender nesse artigo:


  • O WhatsApp é uma ferramenta de vendas para profissionais de saúde.

  • Personalizar a mensagem de acordo com o perfil do interlocutor é fundamental.

  • Respeitar a privacidade do lead é importantíssimo. Não seja invasivo, mas persuasivo.


É fato, os brasileiros amam o WhatsApp. Alguns institutos de pesquisa citam números de até 96% de adesão da população brasileira a esse app.


Mas como o WhatsApp afeta o seu negócio? Como uma clínica pode utilizar o WhatsApp para ampliar seu alcance, a comunicão com potenciais pacientes e a conversão?


Benefícios do WhatsApp como canal de vendas para sua clínica


Antes de abordarmos as dicas para utilização do WhatsApp na sua clínica, é preciso entender que o app é fundamental hoje em dia na comunicação com a população.


Dada a popularidade do app, o alcance dos celulares e a massificação do acesso à internet, basicamente qualquer profissional de saúde pode se valer desse aplicativo para gerar mais potenciais negócios para sua clínica.


Um dos grandes benefícios do WhatsApp para clinicas médicas e odontológicas é facilitar o primeiro contato de um potencial paciente com sua clínica, diminuindo também as barreiras geográficos e os custos totais de atendimento ao cliente.


Como abordar potenciais pacientes pelo WhatsApp?


Saber como abordar um paciente pelo WhatsApp é fundamental.


Você provavelmente vai estar rodando campanhas de marketing digital para sua clínica e essa será a porta de entrada do seu negócio.


Portanto, atenção as nossas dicas para abordar um paciente pelo WhatsApp de forma correta!


01 - Utilize o WhatsApp Business para sua clínica


Nesse versão o WhatsApp disponibiliza uma série de recursos excluvisas para empresas que são muito utéis para a comunicação com os pacientes:


  • Lista de serviços;

  • Mensagens automáticas;

  • Respostas rápidas;

  • Etiquetas de categorização dos clientes;

  • Mensagem interativa;

  • Pagamentos pela própria plataforma.



De fato é impressionante o conjunto de recursos que o WhatsApp Business disponibiliza gratuitamente para as empresas.


Utiizando corretamente todos os recursos é possível montar um serviço de autoatendimento ao cliente de forma muito profissional, tornando-o um canal central de contato com sua clínica.


02 - Sempre informe ao paciente como conseguiu seu contato


Veja não recomendamos nunca que você compre "listas de clientes" ou tente contato "a frio" com desconhecidos.


O WhatsApp funciona muito bem integrado à campanhas de marketing digital da sua clínica.


Alguém que veio através de um anúncio do Google ou de uma postagem de redes sociais.


Sempre comece sua abordagem citando a origem dos dados. Comece sempre dizendo algo como: "Olá fulano(a), meu nome é XXXX, sou da aréa comercial da Clínica XYZ. Estou retornando o seu contato a partir do cadastro que preencheu no nosso site."


03 - Estabeleça as basde para um dialógo


Entenda que diferente de um telefone onde você fala e recebe uma resposta imediata, no WhatsApp a comunicação é assíncrona, ou seja, cada interlocutor pode ter um tempo de resposta (latência) diferente.


Sendo assim, para que seja criada uma conversa, divida sua interação em tópicos, sempre partindo da apresentação inicial conforme descrito acima, aguardando a sinalização do paciente para seguir com a conversa.


Não cometa o erro de mandar várias mensagens na sequência enquanto o paciente ainda não respondeu seu primeiro contato.


Não saia falando o que você faz, seus diferenciais ou qualquer outra informação antes do contato sinalizar que deseja seguir a conversa.


A ansidedade é uma arma potente que acaba por destruir já no início o potencial de levar um lead a se tornar um pacinte agendado no seu consultório.


O uso de perguntas gatilho que levem o potencial paciente a responder abertamente é muito melhor do que perguntas que levam a respostas fechadas como sim ou não.


Por exemplo, no lugar de perguntar "Pode falar agora?", prefira algo como "qual o melhor horário para conversarmos sobre xxxx?".


Perceba que no primeiro caso a resposta será sim ou não, enquanto utilizando a segunda abordagem você abre espaço para que o potencial paciente manifeste o que for melhor para ele.


Conclusão


Existem vários macetes e dicas para abordar um paciente pelo WhatsApp. Na nossa consultoria para médicos e dentistas treinamos sua equipe de atendimento de forma a abordar pacientes pelo WhatsApp de forma a gerar maiores conversões em agendamentos.


quer saber mais informações sobre como abordar pacientes pelo WhatsApp. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing e vendas para a ára de saúde.


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451




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