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Como divulgar sua clínica odontológica


Como divulgar sua clínica odontológica

Propaganda para clínicas odontológicas


Como gestor ou sócio de uma clínica odontológica você precisa divulgar sua clínica de modo a atrair novos pacientes. Nós todos sabemos isso.


Mas se você está lendo este artigo, provavelmente é como a maioria dos dentistas: você sabe que precisa investir em marketing, mas não tem ideia de por onde começar.


Ou quem sabe, talvez você já tenha algumas ações de divulgação da sua clínicaem andamento, mas deseja melhorar os resultados.


De qualquer jeito:


Nos da Senior Consulting, vamos facilitar para você.


Continue lendo esse artigo, pois vamos orientá-lo no básico de como você pode fazer propaganda sua clínica, atrair novos pacientes e se conectar com seus clientes existentes.


Não vamos entrar em muitos detalhes aqui, mas no nosso blog você encontrará recursos extras para quando você estiver pronto para dar o próximo passo.


Identifique o perfil do seu paciente ideal e direcione sua propaganda para ele


]Vamos ver como fazer isso:


Você não quer que “qualquer” paciente entre pela porta da sua clínica.


“Espere”, você provavelmente está dizendo, “mas eu tenho que atender a todo mundo! Nós precisamos de "qualquer" paciente que estiver disposto a pagar pelos nossos serviços.


Claro, você pode aceitar todos os tipos de pacientes, mas não é assim que você deve abordar o marketing e a publicidade da sua clínica.


Em vez disso, você deve identificar o perfil do seu paciente ideal e direcionar seus esforços de marketing e publicidade para ele.


Quando dizemos “perfil do paciente ideal”, estamos falando dos pacientes que você adora ter em sua clínica. Essas são as pessoas fáceis de lidar, que gostam e valorizam seu trabalho e que sempre voltam.


Pense na perspectiva deles e crie suas ações de propaganda para corresponder. Acima de tudo, o que esses pacientes com o perfil ideal da sua clínica realmente querem?


Com essa premissa em mente, as seguintes estratégias de marketing funcionam bem para a maioria dos públicos:


  • Direcione suas mensagens para o perfil do seu cliente ideal usando mensagens simples. Seu paciente provavelmente não é um especialista em odontologia.

  • Torne o agendamento da primeira consulta rápido e fácil. Quanto tempo eles realmente querem gastar pensando sobre isso?

  • Concentre-se nos benefícios do seu trabalho, não nos recursos que você utiliza para entregar seu trabalho. Eles não se importam com o material de que um verniz é feito, mas se preocupam com a aparência e se isso causará problemas.

  • Seja autêntico com seu público. Seu paciente é uma pessoa real, não uma estátisca do Google, e ele deseja ser tratado como tal. Uma abordagem agressiva seja no marketing ou no momento da apresentação do plano de tratamento costuma afugentar bons clientes.


Transmita a identidade da sua marca por meio de um site odontológico de alto padrão


Aos olhos dos pacientes em potencial, seu site representa toda a sua clínica. Se o seu site é básico demais, chato e genérico, essa vai ser a impressão que você está dando de seus serviços e do nível de entrega que as pessoas podem esperar.


Você se preocupa com o que faz, cert? Então prove isso através do seu site.


Bons sites odontológicos devem incluir alguns aspectos básicos:


Linguagem claro e identificável (sem forçar o uso de jargões da odontologia)

Formas fáceis de entrar em contato rapidamente e agendar um horário (Chat, telefone, e-mail, formulário, WhatsApp, etc.)

Fotos reais de você e sua equipe (sem imagens de banco de imagens comprados!)

Cores e designs limpos e atraentes de acordo com o perfil do seu público

Layouts responsivos para dispositivos móveis, ou seja, de fácil adaptação para smartphones e tablets

Destaques dos pontos que te diferenciam da sua concorrência direta

Foco em conteúdo que seus pacientes realmente desejam e precisam saber (respostas a perguntas comuns sobre procedimentos, horas, custos, etc.)


Busque a otimização constante do seu site para otimização de mecanismo de pesquisa (SEO)


SEO refere-se a várias estratégias que ajudam a aumentar a classificação do seu site odontológico em mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo e Bing. Quanto melhor for a aplicação do SEO, mais pessoas encontraram seu site enquanto procuram coisas como “dentista perto de mim”.


O SEO pode ser tão simples ou extenso quanto você quiser, dependendo de suas necessidades e orçamento. Aqui vale a procura de uma agência de marketing digital odontológico que entenda as nuances e técnicas de SEO para otimização de sites.


Como uma breve (bem breve) introdução, aqui está uma visão geral de algumas boas táticas de SEO para aplicar ao site da sua clínica odontológica:


  • Adicone palavras-chave (termos de pesquisa comuns e frases relacionadas à sua especialidade) em seu conteúdo e páginas da web. Exemplos de boas palavras-chave incluem “dentista em São Paulo” e “O que são lentes de contato dental”.

  • Configure metadados para descrever páginas, imagens e outros conteúdos em seu site. “Metadados” são os dados invisíveis em seu site que informam aos mecanismos de pesquisa qual é o seu conteúdo e incluem itens como tags alt de imagem, títulos de página e descrições de página.

  • Trabalhe para otimizar seu site para ser exibido adequadamente em todos os dispositivos e navegadores. Um site desformatado em um smartphone não é bem visto e nem bem rankeado pelos mecanismos de busca.

  • Certifique-se de que sua clínicaesteja listada nos diretórios de empresas locais com as informações de contato corretas.

Este é um assunto complexo, então você pode encontrar uma boa consultoria de marketing odontológico, que disponibilize o serviço de SEO para consultórios odontológicos para obter bons resultados.


Lembre-se, o SEO nunca termina. Os mecanismos de pesquisa como o Gooogle estão constantemente atualizando e modificando seus algoritmos, então você precisa acompanhar o SEO contínuo.


SEO é um trabalho permanente que começa a dar resultados depois de 6 meses e atinge seu pico ao longo dos anos.


Use as redes sociais para se conectar organicamente com seus pacientes


Quase todas as pessoas estão navegando nas redes sociais (se não em várias plataformas ao mesmo tempo), então você está perdendo oportunidades de negócio se não estiver divulgando sua clínica aqui.


Óbvio, certo?


No entanto, você pode se sentir apreensivo com o investimento de custo e tempo associado à manter uma presença ativa nas redes sociais.


Claro, publicidade paga em redes sociaisl funciona, mas veja bem:

O marketing orgânico através da rede social leva alguns minutos por ida e é basicamente gratuito.


O truque é saber o que postar e com que frequência. Posts institutionais já não funcionam mais.


É preciso criar conteúdos interativos como enquetes e dar especial atenção aos vídeos.


Use o marketing de vídeo para atrair novos pacientes


O marketing de vídeo é uma poderosa ferramenta de marketing odontológioc que pode ser usada para divulgar sua clínica odontológica.


Usando um editor de vídeo simples no seu próprio smartphone, você pode criar e editar vídeos envolventes e informativos que ajudarão a aumentar a satisfação do paciente e manter sua clínica na memória dos pacientes.


Ao criar e postar vídeos, você pode educar potenciais pacientes e familiares sobre os serviços que você oferece e lembrá-los de suas especialidades.


Você também pode usar vídeos para promover novos serviços ou anunciar eventos futuros na sua clínica. Além disso, ao produzir vídeos curtos envolventes e informativos, você pode se manter na mente de pacientes em potencial.


Nutra relacionamentos com os pacientes por meio de uma comunicação consistente


Diversos estudos mostram publicados no Brasil e exterior demonstram que a maioria dos clientes (incluindo seus pacientes) precisa de 5 a 12 “empurrões” para se comprometer com uma compra.


Acontece que 99% das clínicas odontológicas que nos conhecemos não mantêm um programa ativo de comunicação com seus pacientes.


Aqui estão alguns dados que podem te convencer de investir um tempo e dinheiro em manter o relacionamento com os clientes vivo e ativo:


Nove em cada 10 vezes, os pacientes se esquecerão de fazer o acompanhamento em seu profissional de odontologia.


Os pacientes têm uma vida com que se preocupam, então a odontologia não estará em primeiro lugar em suas mentes, a menos que você a coloque lá.


Você pode tocar na sua base de clientes com mais frequência sem parecer vendedor, agressivo ou spam, desde que diga a eles o que eles querem ouvir. Veja algumas maneiras de como fazer isso:


  • Seja autêntico e educado em sua comunicação com seus pacientes. Aja como se estivesse conversando com seu cliente pessoalmente em sua clínica.

  • Forneça um conteúdo valioso com o qual eles se importarão e tomaram tempo para ler ou assistir. Isso pode ser um desconto, mais informações sobre um tratamento que eles estão considerando, perguntas e respostas sobre financiamento etc.


Então, agora você está pronto para entrar em contato com seus pacientes repetidamente e nutrir um relacionamento de verdade com eles.


Não ligue para todos os pacientes toda vez que precisar fazer um acompanhamento.


Por favor. Seu tempo é valioso. E o dos seus pacientes também.


Em vez disso, use mensagens de texto bidirecionais como sua primeira linha de comunicação. As mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98% em comparação com os e-mails, que giram em torno de apenas 18%. WhatsApp é bem forte também, mas é necessário esquecer o famoso "Textão" e ser conciso na sua comunicação.


E-mails e links ainda são valiosos para o marketing de sua clínica odontológica, mas não são tão eficientes quanto mensagens de texto ou mesmo WhatsApp.


Use textos bidirecionais para facilitar o agendamento de consultas, perguntas e pagamento de saldos pendentes pelos pacientes. Eles vão agradecer por isso.


Monitore suas avaliações e reputação digital na internet


As avaliações trabalham lado a lado com seu site para criar confiança no seu trabalho perante o seu público-alvo.


Você pode dizer o que quiser sobre sua clínica, mas pesquisadores experientes irão verificar se outras pessoas estão dizendo a mesma coisa que você.


Muitas clínicas odontológicas acreditam que as revisões são, na melhor das hipóteses, tangenciais, mas isso não é verdade. Realmente não podemos enfatizar demais a importância de sua reputação digital.


Caso em questão:


É melhor ter críticas ruins do que nenhuma crítica.


Avaliações negativas são ruins, mas você pode respondê-las e corrigir seus erros – além disso, elas ainda contribuirão para o SEO. Lembre-se, 100% de satisfação é uma meta impossível.


No entanto, se ninguém está falando sobre você, isso é um grande sinal de alerta para o seu marketing odontológico (e para as classificações dos mecanismos de pesquisa).


Para remediar isso, verifique se sua prática está listada corretamente no Google Meu Negócio e nos diretórios de empresas locais, como o Doctoralia. Peça a seus pacientes que deixem comentários para contar como foi a experiência deles com a sua clínica.


Crie marketing boca a boca por meio do marketing interno na sua clínica


O marketing digital na odontologia é algo como uma ampla rede para seus clientes. O marketing boca a boca, por outro lado, é muito mais poderoso e preciso.


Afinal, em quem um paciente em potencial vai confiar mais? Uma avaliação aleatória do Google de alguém que elas não conhecem ou a opinião de um amigo ou familiar?


Dica: Acredite mais no último

Nada atrai mais pacientes e mais rapidamente do que uma boa indicação de alguém em quem eles confiam.


Então, veja como você pode fazer com que seus pacientes atuais atuem em seu nome, mesmo sem perceber.


Otimize a experiência do seu paciente na sua clínica


Tudo começa com uma experiência memorável para o paciente – e isso significa ir além do “bom o suficiente”. O paciente encantado é que recomenda sua clínica.


Cada clínica é diferente, mas aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer:


  • Seus pacientes veem um rosto sorridente quando chegam na sua clínica?

  • Sua equipe os cumprimenta pelo nome imediatamente?

  • Você demonstra cuidado e interesse genuínos pela vida deles e por quem eles são como pessoa? Ou seja, você está indo além do simples relacionamento profissional?

  • Você responde às perguntas do paciente de maneira clara, informativa e compassiva?

  • A sua clinica é interessante e memorável para visitar?

  • Sua clíinica esta envolvida com trabalhos de caridade ou eventos comunitários?

  • Quando um paciente liga para você, uma voz amigável atende rapidamente?

  • É fácil agendar uma consulta, check-in e pagar contas na sua clínica?

  • Como mencionado anteriormente, certifique-se de examinar com frequência as revisões e comentários sobre sua clínica também.


Participe da sua comunidade local e faça o bem


O trabalho de caridade pode ser incrivelmente lucrativo, desde que você o comercialize e trabalhe com as pessoas certas.


Para ser claro, não estamos falando de fazer uma doação em dinheiro para uma instituição de caridade e parar por ai.


Concentre-se em causas como as que:


  • Beneficie sua comunidade local

  • Significa algo para seus clientes atuais e potenciais

  • Peça à sua equipe para contribuir com tempo e serviços mais do que dinheiro

  • Você pode se envolver com instituições de caridade doando um para de horas para atendimento gratuito.


A dica aqui é envolver sua comunidade e divulgar seu trabalho de caridade constantemente. Mas, só faça isso se estiver dentro do seu projeto de vida. Dos seus valores. Nada de usar causas sociais como uma forma de aparecer e ganhar dinheiro somente.


Fale sobre seu envolvimento com instituições de caridadenas redes sociais. Mencione-o durante as consultas. Certifique-se de que as pessoas saibam como você está retribuindo e tenham a chance de contribuir.


Quando as pessoas entendem que sua clínica odontológica apoia uma boa causa, é mais provável que falem e escolham você em vez de seus concorrentes.


Como não ficar sobrecarregado com o marketing odontológico


As probabilidades são, você está muito ocupado com o dia a dia da operação da sua clínica. Você não tem tempo para fazer todo esse marketing sozinho.


Aqui está o caminho:


Não resolva tudo sozinho. Traga ajuda extra de fontes internas e externas da sua empresa.


Envolva sua equipe na divulgação da sua clínica


Pergunte à sua equipe sobre suas experiências e níveis de conforto com diferentes aspectos do marketing em geral:


  • Você tem alguém na equipe que sabe escrever bem e que poderia criar blogs e newsletters?

  • Alguém na sua equipe se sente confortável em ficar na frente de uma câmera e tirar selfies e vídeos de sua clinica?

  • Alguém tem ideias para temas e atividades mensais para serem enviadas como newsletters para seus pacientes?

  • E a pesquisa? Alguém pode dedicar algum tempo para encontrar novas ideias de marketing para sua clínica?

  • Alguém na sa equipe pode dedicar algum tempo suficiente para garantir que tudo esteja no caminho certo / para dar lembretes frequentes?

  • Use os pontos fortes de sua equipe.


Como dica bônus, muitos membros da equipe se sentem mais motivados e satisfeitos quando podem se envolver com algo que vá além do seu trabalho rotineiro e cotidiano.


Obtenha ajuda de um profissional em marketing odontológico


Agências de marketing odontológico como a Senior Consulting existem por um motivo:


Temos tempo e know-how para trabalhar no seu marketing odontológico enquanto você se concentra em tratar bens seus pacientes. Além disso, somos bons no que fazemos (afinal, é nosso trabalho).


A Senior Consulting pode ajudar em todas as partes do seu plano de marketing odontológico. Fazemos tudo, desde a criação do site e SEO até a comunicação com o paciente e as mídias sociais.


Sabemos que não existe uma abordagem única para todos os nossos clientes, por partimos de um bom diagnóstico e adaptamos tudo às necessidades e pontos fortes específicos da sua clínica.


Melhor ainda, muitos dos membros de nossa equipe tem mais de 25 anos de experiência em trabalho com marketing odontológico, então já sabemos exatamente com o que você está lidando. Nós já fazemos isso a muito tempo e estamos aqui para ajudá-lo a crescer.


Se você estiver interessado em obter ajuda (ou apenas quiser fazer algumas perguntas sobre o marketing de sua clínica odontológica), agende um bate-papo com um membro da nossa equipe de especialistas em marketing para odontologia.



Consultoria para clínicas odontológicas

+55 11 3254 7451


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