top of page
  • Foto do escritorAdmin

Como fazer prospecção ativa de pacientes para dentistas


Prospecção de pacientes para dentistas

PROSPECÇÃO ATIVA DE PACIENTES PARA ODONTOLOGIA


Nesse artigo você vai saber mais sobre:


O que é prospecção ativa de pacientes

Diferença entre prospecção ativa x prospecção passiva de pacientes

Como fazer prospecção ativa de pacientes

A importância da prospecção atica de pacientes

3 ações de prospecção ativa de pacientes para clínicas populares e franquias de odontologia.

3 ações de prospecção ativa de pacientes para clínicas de alto padrão.


Introdução


Se você é sócio de uma clínica odontológica sabe que é necessário atrair novos pacientes todos os dias.


Claro, uma clinica odontológica só prospera se houver um fluxo de pacientes em tratamento permanentemente.


Existem diversas formas de atrair pacientes para clínicas e consultórios odontológicos.


Quem já conhece o nosso trabalho sabe que não somos de prometer ações, dicas e sacadas para bombar a agenda de ninguém. Isso não existe.


Cada clínica tem seu momento, seus diferenciais competitivos e sua capacidade de atrair um volume maior de pacientes.


Sabemos também que clinicas odontológicas tem perfis de clientes distintos, e portanto, é necessário uma estratégia de captação de pacientes personalizada para aumentar o volume de pacients na sua clinica.


Hoje, queremos falar sobre ações de prospecção ativa de pacientes para clínicas e consultórios odontológicos.


Diferença entre prospecção passiva e prospecção ativa de pacientes


Com o advento do marketing digital, muitos dentistas começaram a utilizar ferramentas como o Google e Instagram para atrair mais pacientes.


Entretanto, esse tipo de publicidade online para dentistas é uma ação passiva. Passiva no sentido de que você publica um anúncio, ou faz uma postagem nas suas redes sociais e espera que potenciais pacientes entrem em contato.


Veja, apesar de muito importante, o marketing digital na odontologia não é mais um diferencial que consiga atrair pacientes no volume e na qualidade que a maioria das clinicas necessitam.


Temos certeza de que você ou algum colega conhece aquela agência de marketing digital que promete lotar sua agenda, mas que no fundo, faz mais do mesmo.


Além disso, ouvimos todos os dias reclamações de dentistas que são submetidos a uma rotina de postagens e publicação de conteúdo com a qual não se sentem confortáveis.


Verdade seja dita, marketing digital na odontologia é apenas uma das formas de atrair pacientes. E em muitos casos, não é a melhor.


O que é prospecção ativa de pacientes?


A prospecção ativa de pacientes, ou captação de pacientes é um conjunto de ações que envolvem marketing e vendas com o objetivo de identificar, atrair, converter e fidelizar pacientes particulares ou não, com o perfil dos serviços de uma clinica.


Como fazer prospecção atica de pacientes?


Existem clínicas, como redes de franquias de odontologia cujo modelo de negócios se baseia em qualidade baixa / média do serviço e alto volume de pacientes.


Já pequenos consultórios instalados em bairros mais nobres das cidades, tendem a buscar pacientes que valorizem outros aspectos (qualidade, atendimento, etc.) do que simplesmente o preço baixo.


Cabe ressaltar que o primeiro passo para atrair mais pacientes é identificar o seu modelo de negócios.


3 exemplos aqui de ações de captação de pacientes para clinicas populares e franquias de odontologia focadas em alto volume de pacientes com preço médio e financiamento:


01 - Campanhas presenciais de prevenção e promoção de saúde bucal em escolas, sindicatos, associações de bairro, associações de classes, etc.


02 - Telemarketing ativo com base de dados compradas de empresas como o Serasa Experian.


03 - Busca de convênios e parcerias entre a clinica e empresas, sindicatos e prefeituras.


Veja, todas as ações acima são de prospecção ativa de pacientes. visando o volume.


Já atendemos redes de franquias de harmonização facial cuja estratégia era ter um serviço / tratamento de baixo custo, com parcelamento de longo prazo e foco em trazer o paciente para dentro da clínica.


Uma vez na clínica, pessoal comercial bem treinado aumenta o ticket médio dos tratamentos vendendo mais serviços.


Não vamos entrar aqui no mérito da questão ética dessa abordagem, mas é importante você saber que ela existe, e sim, muitas clinicas utilizam essa abordagem comercial para captar mais pacientes.


3 exemplos aqui de ações de captação de pacientes para clinicas de alto padrão focadas em baixo volume de de pacientes com preço médio alto:


Se você tem uma clínica ou consultório cujo foco é em alto ticket, qualidade de serviços diferenciada e tratamento personalizado, pode lançar mão de algumas ações de prospecção ativa de pacientes. Vamos dar 3 exemplos:


01 - Parceria com agências e salões de beleza de alto padrão com serviços direcionados a casamentos. Todo dia tem alguém casando.


02 - Associação a profissionais de outras especialidades, lojas e empresas com foco no perfil do público LGBT. Esse é um público altamente qualificado e que gasta bastante com estética e beleza.


03- Associação com empresas de turismo direcionados a assessoria de executivos expatriados. Em especiale em cidades como Rio de janeiro e São Paulo é alto o volume de estrangeiros ocupando cargos diretivos em grandes empresas e que buscam a assessoria de concierges, ou seja, de empresas especializadas em atender todas as necessidades dos executivos e suas famílias.


Conclusão


Existem basicamente três abordagens para conquistar mais pacientes, a saber:

  1. Indicações e referências

  2. Prospecção passiva (marketing e publicidade)

  3. Prospecção ativa


Nesse artigo abordamos o que é prospecção ativa de pacientes e demos exemplos de estratégias para atrair mais pacientes para sua clinica odontologica.


Seja sua clinica focada em um público mais popular ou em um público de alta renda, sempre existem estratégias e ações de captação de pacientes ativas que podem e devem ser implementadas.


Se você ficou interessado em saber mais sobre prospecção ativa de pacientes para sua clínica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing e vendas para odontologia






Senior Consulting

Especialistas em clinicas odontológicas

+55 11 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br




bottom of page