• Admin

Como financiar o crescimento da minha clínica

Como financiar o crescimento da sua clinica?
Como financiar o crescimento da sua clinica?

Muitas dentistas e médicos tem uma dúvida em comum: Como financiar o crescimento da suas clinicas? Devo utilizar capital próprio ou de terceiros? Dívidas são sempre ruins? Onde encontrar dinheiro barato para investir no crescimento da minha clinica?


Para ajudar você médico, dentista ou empresário do setor de saúde que deseja investir na sua clinica e esta na dúvida sobre como obter a melhor fonte de financiamento para isso nós escrevemos esse artigo.


 

Como financiar o crescimento da minha clinica?


Nós sabemos que o dia a dia de uma clinica médica ou odontológica envolve uma série de custos e despesas.


Para bancar os custos e despesas da operação a maioria dos profissionais de saúde recorrem ao seu fluxo de caixa.


É comum que dentistas e médicos paguem as contas da clinica e embolsem parte dos lucros gerados pela operação de suas clinicas e consultórios.


Entretanto, grande parte das empresas de saúde brasileiras trabalham com margem real de lucro, ou seja, com o dinheiro que sobra de verdade no caixa, em torno de 10% a 15%.


São margens apertadas que muitas vezes não permitem o investimento em novos equipamentos, tecnologias e formação de pessoal.


Nessa hora, o empreendedor de saúde pensa em como pode bancar o crescimento da sua clinica sem "sangrar" o seu caixa, já limitado.


Nem sempre fazer dívidas é uma coisa ruim, especialmente se a dívida em questão for para financiar o crescimento da empresa.


Se você acredita no potencial da sua clinica, se percebe que iria conseguir produzir mais e faturar mais a partir da incorporação de uma tecnologia inovadora ou de equipamento, você tem bons motivos para buscar capital de investimento.


Capital próprio ou de terceiros?


Existem basicamente duas formas de buscar dinheiro novo para investir na sua clinica:


01 - Capital próprio


São os recursos que vem da pessoa física ou jurídica proprietária da clinica, se através de aporte de capital dos sócios ou da venda de algum ativo da empresa.


Capital de terceiros


São recursos oriundos do investimento realizado por um investidor, seja um novo sócio ou parceiro de negócios, e também dinheiro vindo do mercado de capitais.


O mercado de capitais aqui é representado por bancos e também, cada vez mais, através de finthecs, que são empresas do setor financeiro com grande pegada de tecnologia.


O capital de terceiro é utilizado por empresas de todos os portes e segmentos, como uma forma de viabilizar o investimento na empresa sem descapitaliza-la no curto prazo e como maneira de obter recursos excedentes que demorariam muito para serem gerados pela operação da empresa.


Cuidados ao buscar capital de terceiros


Ter dívidas não é um problema, desde que essa dívida esteja sendo usada para produzir mais riqueza na empresa.


Ao contrair um empréstimo bancário ou mesmo ao receber um aporte de um investidor, tenha em mente a necessidade de produzir uma projeção financeira com custos, juros, despesas e receitas previstas.


É importante que o tomador do crédito tenha um plano claro de como investir o dinheiro de terceiros para gerar mais receita e recorrência no negócio.


Onde investir o dinheiro para o crescimento da sua clinica?


São exemplos de investimentos que podem e devem ser realizados em uma clinica para gerar novas fontes de receita:


  • Compra de equipamentos

  • Atualização de equipes

  • Reorganização funcional

  • Capital de giro para financiamento de pacientes

  • Marketing


Escolha sabiamente onde vai investir o dinheiro que vai sustentar o crescimento do seu negócio, seja ele o dinheiro vindo dos próprios donos do negócio ou de terceiros.


É possível crescer sim com o dinheiro de terceiros, aliás, as grandes empresas já fazem isso há muito tempo.


Nós da Senior Consultoria podemos ajudar sua clinica sobre decisões de investimento para fazer sua clinica crescer.


Entre em contato e fale com um de nossos especialistas em gestão para empresas de saúde.


Senior Consultoria

Gestão para saúde

+55 11 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



0 comentário