top of page
  • Foto do escritorAdmin

Como organizar a vida financeira da sua clínica

Como organizar as finanças da sua clinica
Como organizar as finanças da sua clinica

Ter conhecimentos sobre gestão financeira é fundamental para qualquer sócio / administrador de uma clinica médica ou odontológica.


A falta de gestão financeira em conjunto com a escassez de pacientes são os dois principais fatores que levam bons profissionais a falência ou ao fracasso nos negócios.


Pensando em ajuda você profissional de saúde a organizar as finanças da sua clinica criamos esse artigo com passos simples, porém fundamentais, para que você organize financeiramente sua clínica e consiga prosperar fazendo o que mais ama!


Organizando as finanças da sua clinica


01 - Escolha uma boa ferramenta de gestão de clinicas


Não fazemos propaganda de nenhuma ferramenta ou software de gestão de clinicas de terceiros aqui, mas é fundamental que você tenha uma boa ferramenta informatizada para controlar suas finanças.


Não dá para ser preciso ou mesmo eficiente com controle em papel ou mesmo em planilhas do Excel.


Procure funcionalidades de controle de caixa, gestão de bancos e permissão para alteração / inclusão de tabelas de serviços.


Sua ferramenta de gestão também deve permitir cadastrar as entradas e saídas de dinheiro dentro de um plano de contas (veremos a seguir) e ter relatórios com vários filtros que lhe permita ver a situação financeira da sua clinica sobre diversos ângulos de análise.


02 - Crie e instale um bom plano de contas gerencial


Um plano de contas gerencial é uma forma de organizar em categorias as despesas, receitas e investimentos na sua clinica.


É importante que as informações de movimentação diária de recursos financeiros na sua clínica sejam lançadas de forma a facilitar a análise final dos dados.


Assim, se você é uma clincia médica com várias especialidades, deveria cadastrar contas de entrada de receitas para cada tratamento, assim como contas de pagamento á sócios e também de comissionamento de colegas que trabalham na sua clinica.


A forma como você inputa os dados faz toda a diferença na hora de controlar gerencialmente as informações financeiras.


03 - Contrate um operacional para fazer o trabalho do dia a dia, mas saiba o que ele está fazendo


Existe uma grande diferença entre delegar e largar o funcionário. Você não deve ser a pessoa que lança diariamente o caixa da sua clinica, mas é você que determina como, quando e de que maneira esses lançamentos devem ser realizados.


Se você não sabe o que esta pedindo, a razão pela qual quer algum tipo de registro e como ele vai ser útil ficará muito díficil fazer gestão financeira.


Cuidado também para não colocar tudo nas mãos de sua secretária. A maioria das secretárias são ótimas em receber pessoas, lidar com agendamentos e até na venda de serviços complementares, mas poucas tem uma boa base mínima de conhecimentos financeiros.


Colocar sua secretária para fazer lançamentos no sistema sem entender o que esta fazendo é um erro grosseiro.


04 - Aprenda o mínimo sobre finanças


Não da mais para um médico, dentista ou outro profissional de saúde administrar um consultório ou clinica sem entender conceitos básicos de finanças como: ponto de equilibrio financeiro, fluxo de caixa projetado, margem de lucro, margem de contribuição, necessidade de capital de giro, etc.


Saber o mínimo acima vai te ajudar a avaliar se está ou não progredindo no seu consultório.


05 - Aprenda a ler demonstrações financeiras


Existem duas ou três demonstrações financeiras que são produzidas pela sua contabilidade que você deveria saber interpretar.


Nossa recomendação é de que você se reuna com seu contador (busque um bom contador) e peça para que ele te explique o que é um balancete contábil, como interpreta-ló e o que ele pode indicar sobre as finanças da sua clinica.


Nunca é tarde para aprender o básico sobre finanças e se você não tem tempo para entender a parte financeira, contrate alguém que sabe!


Se você quer saber mais sobre como organizar as finanças da sua clinica, entender qual a sua lucratividade, se seu negócio é rentável ou não, além de outros aspectos da parte financeira de uma clinica, entre em contato e converse com um especialista em gestão financeira para clinicas médicas e odontológicas da Senior Consulting.


Senior Consulting

(55) 11 - 3254-7451


bottom of page