top of page
  • Foto do escritorAdmin

Formas de aumentar o lucro da sua clinica odontológica


O que fazer para aumentar o lucro da sua clinica odontologica?
O que fazer para aumentar o lucro da sua clinica odontologica?


A busca pelo lucro deve ser uma constante em todas as empresas. Se sua clinica passa por um período de baixa nas vendas ou mesmo que suas vendas estejam em alta, mas você quase não percebe lucro, esse artigo é para você.


Como aumentar o lucro de uma clinica odontológica


É o lucro que permite a uma clinica remunerar o investimento dos sócios, contratar e pagar melhores profissionais, atualizar os equipamentos da empresa, renovar o conhecimento da equipe entre outras vantagens.


Mas, dentro do processo de consultoria para clinicas odontológicas da Senior Consulting buscamos sempre conscientizar nossos clientes de que só existem dois caminhos para ter lucro em uma clinica odontológica:


01 - Aumentar as vendas

02 - Diminuir os custos


Apesar de parecer simples essas tarefas demandam planejamento, tempo e esforço. Vamos detalhar um pouco mais sobre cada item.


01 - Aumentar as vendas em clinicas odontológicas


Antes de pensar no lucro é preciso fazer vendas dos seus tratamentos. Seja qual for o foco da sua clinica, lembre-se que aumentar o faturamento atráves de mais vendas passa por três caminhos:


01 - Vender mais caro o seu serviço

02 - Vender mais serviço para os mesmos clients

03 - Vender novos serviços para novos clientes


Qual a melhor estratégia para aumentar o lucro da clinica? Todas! Aplique todas elas na sua clinica de forma coordenada.


Sempre tente vender seu serviço pelo preço mais justo para você e para o seu cliente visando sempre margens de lucro maiores (vamos explicar mais a frente como fazer isso).


Se você já tem uma carteira de clientes é necessário pensar na recorrência, ou seja, em vendas mais serviços para quem já é seu cliente. Isso pode ser feito com um programa de fidelização, com campanhas de marketingo odontológico permanentes que mostrem a importância da visita regular à sua clinica, etc.


Por último, mas não menos importante é necessário focar em atrair novos pacientes todos os dias, com o duplo objetivo de aumentar as vendas e também de substituir pacientes que abandonam ou terminam seus tratamentos.


Ou seja, para aumentar o lucro da sua clinica é preciso tem um foco constante em vendas, sempre conjugando lucratividade com aumento das receitas.


Queremos lembrar que já vimos muitas clinicas quebrarem por não trabalharem o pilar lucro associado a aumento de faturamento. Um deve guiar o outro, porque trabalhar demais não significa que sua clinica terá lucro.


02 - Diminuir os custos


Quais os principais custos de uma clinica odontológica? Via de regra os maiores custos são:


  • Laboratório

  • Pessoal

  • Impostos


Se você paga muito imposto provavelmente esta vendendo muito, o que, como já vimos, pode não ser uma notícia tão boa assim se estiver vendendo por um preço errado que na cubra seus custos + depesas + margem de lucro.


Para isso é fundamenal contar com uma consultoria especializada para dentistas que saiba precificar corretamente sua tabela de preços de procedimentos.


Em relaçao ao pessoal, o maior custo tem a ver com os dentistas que trabalham para você. Existem várias formas de pagar dentistas: Comissionamento, preço fixo por procedimento, diárias e até CLT?


Qual melhor forma de contratrar dentistas para trabalhar na sua clinica? Isso dá um artigo completo, mas vamos resumir dizendo que depende. Depende de tantos fatores, mas é preciso ficar claro um detalhe fundamental: Você dono da clinica deve sempre ganhar mais que seu colega que executa o procedimento.


Já em relação aos custos com laboratório, protéticos e outros é necessário verificar se o volume de produção x custos não justifica manter um protético interno na sua clinica.


Por outro lado, nunca é bom vincular-se exclusivamente a um único protético ou laboratório.


O ideal é dividir sua produção entre 3 ou mais profissionais sempre analisando a capacidade de produção e a qualidade de cada fornecedor.


Poderiamos falar sobre muitos outros aspectos relacionados a redução de custos de uma clinica odontológica, mas vamos deixar isso para outro artigo.


Conclusão


Para aumentar o lucro de uma clinica odontológica é preciso sempre trabalhar em duas frentes em conjunto: aumentar as vendas com lucro e reduzir custos em aspectos chave da sua clinica.


Para uma consultoria personalizada e profissional em odontologia para sua clinica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em administração de clinicas odontológicas.


Senior Consulting

Administração de clinicas odontológicas

+55 11 3254-7451


bottom of page