top of page
  • Foto do escritorAdmin

Marketing Odontológico Explicado



Marketing Odontológico

Marketing odontológico é uma estratégia de marketing voltada especificamente para profissionais e clínicas da área odontológica, que buscam promover seus serviços e atrair novos pacientes. O objetivo principal do marketing odontológico é aumentar a visibilidade do consultório ou clínica odontológica e, consequentemente, a sua base de clientes.


Existem diversas estratégias válidas de marketing para odontologia que podem ser utilizadas pelos profissionais da área odontológica, tais como:

  1. Marketing de conteúdo: produção de conteúdo educativo e informativo sobre saúde bucal, tratamentos odontológicos, dicas de higiene bucal, novidades do mundo da odontologia, entre outros assuntos relacionados, para atrair e fidelizar pacientes.

  2. SEO: otimização do site da sua clínica / consultório odontológico para que ele apareça nas primeiras posições do Google quando alguém busca por procedimentos odontológicos específicos na sua região.

  3. Redes sociais: utilização das redes sociais para divulgar os serviços oferecidos pelo consultório, compartilhar informações relevantes sobre saúde bucal e interagir com os pacientes gerando engajamento.

  4. E-mail marketing: envio de newsletters e e-mails personalizados para pacientes cadastrados, com informações sobre novos tratamentos, promoções e dicas de saúde bucal. No Brasil recomendamos subistuir o email pelo WhatsApp como plataforma de envio.

  5. Eventos: realização de eventos e palestras para atrair novos potenciais pacientes e fidelizar os já existentes.

  6. Parcerias: estabelecimento de parcerias com outros profissionais da área da saúde, como médicos e psicólogos, para indicação mútua de pacientes, numa relação ganha-ganha.

É importante ressaltar que, assim como em outras áreas da saúde, o marketing odontológico deve seguir as normas éticas e legais estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Existe uma legislação referente especifamente a propaganda odontológica. Não deixe de consultar o site da sua regional do CRO.


Portanto, é fundamental que os profissionais da área odontológica estejam sempre atualizados sobre as regras e regulamentações sobre propaganda odontológica para evitar qualque risco.


O marketing odontológico é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio e, por isso, as clínicas e consultórios precisam investir em estratégias para atrair clientes e realizar vendas.


Além disso, os profissionais da área da saúde também precisam se atualizar sobre as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho para garantir a satisfação plena dos pacientes e sua consequente fidelização.


A melhor maneira de se vender e fidelizar pacientes em um consultório odontológico é oferecendo um atendimento especializado, personalizado e diferenciado. Com isso, você terá mais chances de conquistar novos clientes e satisfazer os que já estão aliados a sua marca, gerando um ciclo virtuoso.


Marketing na odontologia também tem a ver com o design da sua identidade visual. Um design que seja forte, impactante e que remeta ao mundo da odontologia por meio de elementos como os instrumentos usados na área.


Porém, é importante ressaltar que um bom consultório não é simplesmente uma estrutura física com instalações adequadas para o tratamento de cada paciente. É preciso ter equipes preparadas para atender às necessidades dos clientes em todos os momentos do processo: da recepção à saída.


Afinal, o nível de relacionamento na prestação de serviços odontológicos é alto, já que o dentista "invade" o espaço pessoal de cada paciente.


Por isso é importante contar também com profissionais especializados em marketing e vendas, que podem ajudar na conquista de novos clientes e na fidelização dos já existentes.


Por isso, é importante pensar em todas as etapas do processo para que a estrutura física e o design sejam complementares às funcionalidades do consultório odontológico. E é assim que os consultórios modernos entram em cena. Nos últimos anos, eles se tornaram um sucesso graças às suas funcionalidades e tecnologias avançadas, que permitem uma experiência completa para o paciente (a) no momento de receber tratamento dentário. E as oportunidades de crescimento são muitas: estudos apontam que existem atualmente cerca de 11 milhões de brasileiros com problemas bucais.


A evolução das consultórios odontológicos é um reflexo da necessidade de atender um público cada mais exigente e que busca por serviços personalizados. Para isso, é preciso investir em equipamentos e tecnologia de ponta e oferecer um ambiente acolhedor aos pacientes, com conforto e bem-estar garantidos. A partir disso, o consultório se torna ambiente agradável, onde o paciente pode relaxar enquanto aguarda o tratamento.


A odontologia é uma área que não pode ficar de fora da abrangência do design empresarial, uma vez que o ambiente do consultório influencia diretamente na satisfação dos pacientes e no sucesso da clínica.


O design dentro do consultório é uma ferramenta que pode ser usada para aumentar os lucros da clínica e melhorar a experiência dos pacientes (as). Além disso, a presença de um ambiente agradável pode atrair mais clientes e mostrar que você se preocupa com o bem-estar deles.


Acreditamos que agora você tem uma visão mais ampla do conceito e da importância do markeitmg odontológico para sua clínica / consultório.


Se quiser saber como a Senior Consulting pode ajudar sua clínica com uma boa campanha de marketing, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing odontológico.



Senior Consulting

Marketing para dentistas

+55 11 3254 7451

atendimento@seniorconsulting.com.br


bottom of page