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Melhores práticas gerenciais para clínicas médicas


Melhores praticas gerenciais para clinica medicas
Melhores praticas gerenciais para clinica medicas

Será que existem práticas gerenciais que fazem com que uma clinica médica tenha melhores resultados que outras do mesmo setor de atuação?


A resposta é definitivamente sim. Nós vamos pontuar nesse breve artigo sobre 4 práticas gerenciais para clinicas médicas. Acompanhe


Lucratividade e Crescimento da Receita constantes


A maioria dos profissionais de saúde buscam como o objetivo principal ajudar as pessoas a levarem uma vida mais saudável e agradável.


Para atingir esse objetivo, é necessário se concentrar tanto no atendimento de alta qualidade aos seus pacientes quanto no desempenho operacional das suas clinicas.


A final de contas, uma clínica médica é um negócio, com suas particulares e verdade, mas é o crescimento da receita e o controle de custos que vão permitir um ciclo positivo e crescente de satisfação dos pacientes, reinvetimentos seja em equipamentos ou formação e gerar retorno para os sócios da clinica.


Toda clínica médica tem uma limitação em comum que o tempo disponível de atendimento.


Existem um certo limite de horas faturáveis ​​em um dia, por isso é essencial maximizar a quantidade de tempo que resulta em receita para a clinica.


Chamadas de acompanhamento por telefone não pagas, não comparecimento de pacientes e tempo de inatividade entre os pacientes, tudo isso afeta a lucratividade da clinica.


Portanto, muitas clínicas estão se voltando para a telemedicina como substituto para algumas visitas presenciais, como medida de retenção de custos e agregação de valor no atendimento aos pacientes. Em muitos casos, as visitas de acompanhamento por vídeo são faturáveis, enquanto as ligações telefônicas não são.


A gestão de não comparecimentos e cancelamentos de última hora são reduzidos quando os pacientes não precisam se deslocar fisicamente ao consultório, e o tempo de cada profissional pode ser usado de forma mais eficiente para atender mais pacientes a cada dia sem nenhuma sobrecarga adicional de custos na clínica.


Foco no envolvimento dos funcionários com a qualidade de prestação de serviços


Muitos pacientes e receitas são perdidas por falta de um maior engajamento da equipe de atendimento da clinica.


As diversas interações com o pessoal da recepção, secretarias, assistentes médicos e outros membros da equipe definem e moldam a experiência do cliente tanto quanto as interações com o médico.


As equipes de front desk que estão estressadas, com poucos recursos ou insatisfeitas são incapazes de oferecer um ótimo atendimento ao cliente, prejudicando muito a imagem da clinica e a fidelização de pacientes.


Nem sempre é possível para as clinicas médicas aumentarem o staff da clinica para suprir as necessidades de pessoal que estão sobrecarregadas.


Investir no processo de definição dos cargos e salários, criar um bom processo de recrutamento e seleção, seja de novos médicos ou de funcionários administrativos e fundamental para que sua clnica gere um ciclo virtuoso de crescimento.


Pessoas adequadas à suas funções, com ferramentas necessárias para a realização do seu trabalho e acompanhamento constante da gerência são pontos fundamentais para uma clinica médica ter sucesso.


Satisfação do cliente / paciente


Os pacientes são mais comumente referidos como clientes ou consumidores de saúde em todo o setor médico e com boas razões. Atualmente, as pessoas têm uma variedade de opções disponíveis para escolha ao alcance de um clique do mouse.


Clínicas médicas que proporcionam uma experiência excepcional ao cliente são mais aptas a gerar fidelidade do cliente e relacionamentos mais profundos e lucrativos.


Os pacientes são mais bem atendidos com a continuidade do cuidado que vem do uso de uma clínica para o maior número possível de necessidades.


Sendo assim, alguns critérios básicos precisam ser observados na prestação de serviços médicos. É necessário além de excelente formação do corpo técnico, a criação e seguimento de protocolos de atendimento bem definidos, a pesquisa de satisfação com o cliente, o acompanhamento pós-atendimento, a facilidade de contato com a clínica, a gestão do relacionamento com o cliente.



Conclusão

Uma clinica médica para prosperar precisa muito mais do que médicos competentes. Ser competente em medicina é o básico esperado de um negocio do setor de saúde.


Entretanto, o paciente / cliente está cada dia mais exigente com novas expectativas e com muitas opções de consumo.


É preciso que o gestor de uma clinica médica dedique a sua atenção para aspectos complementares a prestação de serviços de medicina, formatando processos, buscando trazer pessoas com os skills corretos para a clinica e crie protocolos e procssos que coloquem a satisfação e experiência do paciente no centro do seu negócio.


Se você acredita que precisa de uma orientação mais aprofundada sobre a organização da sua clinica, entre em contato e saiba mais detalhes sobre nossa consultoria para clincias médicas.


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