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Gestão de clinicas médicas - 3 indicadores fundamentais que você deve acompanhar


Gestão de clinicas médicas - 3 indicadores fundamentais que você deve acompanhar
Gestão de clinicas médicas - 3 indicadores fundamentais que você deve acompanhar

Administrar envolve alocar recuros, organizar o fluxo de trabalho e otimizar tarefas para entregar o melhor produto ou serviço ao mercado de forma a gerar clientes satisfeitos, recorrentes e advogados da marca.


Na gestão de uma clinica médica aplicar as melhores práticas de administração de empresas é fundamental.


Sabemos que os pacientes estão cada vez mais exigentes e a percepção da qualidade do serviço geralmente exige adaptações no modelo de negócio das clínicas.


Aqui na Senior acompanhamos dezenas de clinicas médicas desde a sua formatação, maturidade e evolução.


Percebemos que clinicas que investem em gestão são mais resilientes a crises e mantêm um fluxo de caixa mais consistente.


Para aplicar as melhores práticas de gestão a uma clinica médica é necessário entender que o gestor da clinica precisa acompanhar constantemente alguns indicadores.


Indicadores são para as empresas como os sinais vitais de um ser humano. Eles vão indicar o nível de saúde da sua clinica.


Nesse artigo queremos focar em 3 indicadores fundamentais que você deve acompanhar na gestão da sua clinica médica. Vamos lá!


 

Gestão de clinicas médicas - 3 indicadores fundamentais que você deve acompanhar


01 - Taxa de fidelização de pacientes


Todos já ouvimos falar que é muito mais barato vender de forma recorrente par quem já é cliente da nossa empresa.


Essa é um verdade administrativa que se aplica 100% as clinicas médicas. SAbemoa que pacientes fidelizados tem um ciclo de vida maior dentro da clinica, geram mais receita ao longo do tempo e advogam a respeito da sua marca.


Eixstem muitas clinicas que investem uma grande soma mensal em marketing com ações para atrair novos pacientes, porém, dedicam pouco ou nenhum tempo ao relacionamento e fidelização dos seus atuais pacientes.


Aqui na Senior Consulting acompanhamos de perto o mercado americano e europeu, por isso, temos propriedade para dizer que nesses mercados mais maduros os gastos com marketing e relacionamento com a própria base são prioridade no orçamento de marketing anual de clinicas e hospitais.


Portanto, um excelente indicador que você não pode deixar de acompanhar na gestão da sua clinica medica é o tempo de vida taca de fidelização de pacientes.


Basicamente, esse indicador vai poder demonstrar de forma prática e objetiva o percentual do total de pacientes da sua base que são fiéis a sua clinica.


Faça uma análise histórica da sua base de pacientes pegando os últimos 3 a 5 anos e veja qual o percentual destes retornou à sua clinica mais de uma vez.


Pode parecer grosseiro e simplista, mas esse indicador macro já vai conseguir lhe dar uma percepção do grau de fidelização dos seus pacientes.


Ele é especialmente útil para clinicas médicas que tratam pacientes com patologias que necessitam de visitas frequentes e recorrentes ao seu médico especialista.


 

02 - Faturamento bruto


A evolução do faturamento bruto mensal é um indicador importante na gestão de uma clinica médica.


Assim, o crescimento das receitas associado a uma taxa de lucratividade indica se a saúde da sua clinica está evoluindo ou não.


Quando esse indicador demonstrar uma variabilidade muito grande com picos e vales de faturamento durante um período de análise (Ex: anual) fica demonstrado que existem falhas na gestão financeira da clinica e que ações corretivas precisam ser tomadas.


 

03 - Percentual de conversões x pacientes agendados


Não basta conseguir agendamentos de pacientes. É preciso validar quantos de fato compareceram a clinica.


As faltas de pacientes agendados não são apenas um problema de agenda, mas fundamentalmente um problema de gestão de fluxos de caixa.


Se na sua clinica a principal fonte de receitas são as consultas médicas, o impacto das conversões é um indicador fundamental.


Em clinica médicas esse indicador pode ser desmembrado em 2 fases:

  1. Número de agendamentos x comparecimentos

  2. Número de consultas realizadas x procedimentos convertidos


O primeiro demonstra a eficiência comercial da sua clinica, já que essa etapa exige uma interação para marcação de consultas.


Já o segundo indica quão eficiente sua clinica é em converter pacientes de consultas em pacientes de procedimentos. Serve especialmente para aquelas especialidades cujo desdobramento da consulta resulta em algum tipo de procedimento, cirurgia ou tratamento recorrente.


Conclusão


Acompanhar os indicadores de gestão de uma clinica medica é fundamental para manter a saúde e perenidade da empresa.


Lembre-se, uma clínica médica bem administrada é uma clinica lucrativa que entrega bons serviços aos seus pacientes.


Se você precisa de ajudar para organizar sua clinica médica, entre em contato e converse com um de nossos consultores.


Senior Consulting

+55 (11) 3254-7451

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