top of page
  • Foto do escritorAdmin

Gestão de consultórios médicos: O que é essencial para seu negócio?


Gestão de consultório médico

Todo profissional de medicina busca investir continuamente na sua formação acadêmica. Isso é ótimo, mas insuficiente se você pretende ter um consultório bem sucedido, com uma carteira de pacientes satisfeitos com o seu trabalho.


Mesmo profissionais autonômos que tem somente um pequeno consultório precisam desenvolver uma visão mais empreendedora.


Para dar conta do desafio que é administrar bem um consultório médico é necessário estar bem informado e adicionar um tempo na sua agenda para aperfeiçoamento em gestão e marketing.


Veja bem, ninguém está sugerindo que você deva se tornar um especialista em gestão empresarial ou marketing médico, mas é necessário saber o mínimo sobre estes temas.


Por isso, preparamos este artigo para ajudar a gerenciar um consultório médico. Confira!


Controle o estoque do seu consultório


Existem algumas especialidades médicas que não precisam manter grandes estoques de materiais, porém, especialidades médicas que realizam procedimentos em consultório geralmente necessitam de um controle mínimo do estoque.


Um bom controle de estoque permite calcular o momento ideal de reabastecimento, fazer compras antecipadas pagando valores menores reduzindo a necessidade de capital.


Utilize um bom sistema de gestão de consultórios médicos que tenha um módulo de controle de estoque integrado a rotina de atendimento.


Assim, a medida que for realizando seu atendimento vá registrando automaticamente a saída dos insumos utilizados durante a consulta / procedimento.


Gestão financeira do consultório sobre controle


Todo médico sabe, mas poucos colocam em prática a separação das contas do consultório e o dinheiro que retiram dele.


Para a boa saúde e preservação do seu consultório separe o dinheiro que é seu e o que é da empresa.


Faz muito sentido pensar que você médico(a) ganha dinheiro de duas formas no seu consultório:


01 - Atendendo seus pacientes, seja atráves de consultas e procedimentos. Neste caso, você é um "funcionário" do seu consultório e deve ganhar um salário, ou seja, um prolabore mensal. Esse prolabore deve ser proporcional ao que você pagaria para outro médico desempenhar as atividades que você realiza no seu consultório.


02- Recebendo parte ou todo o lucro gerado pelo consultório. Pense que a cada mês, trimestre,semestre ou anualmente, com a ajuda do seu consultador, faça um demonstrativo dos resultados e veja o quanto de lucro líquido sobrou no negócio.


Esse lucro líquido é o pagamento do sócio, do empresário, ou seja, é o dinheiro que remunera o seu investimento no seu consultório.


Mantenha duas contas bancárias distintas, uma pessoal e outro para o consultório. Registre todas as movimentações entre contas.


Parece muita coisa, mas de fato não é. Basta treinar sua secretaria ou dedicar 20 minutos no final do seu dia para fechar o caixa.


Vale muito a pena cuidar da gestão financeira do consultório.


Equipe integrada


Você pode ter somente uma secretaria, mas ela precisa estar orientada e supervisionada.


Não deixe todos os controles (senhas de banco, de acesso a sistemas, etc) somente nas mãos da sua secretaria.


Faça uma reunião quinzenal de 1 hora e ouça o que ela tem a dizer. Afinal, muitas vezes, sua secretaria passa mais tempo com o paciente do que você.


Não "delargue" tarefas. Defina claramente o que você deseja que sua secretaria faça, determine em conjunto um prazo para execução e cobre se a tarefa foi realizada a contento.


Uma palavra sobre contratação de equipe para o seu consultório: Contrate sem pressa e demita rápido. Nunca aja ao contrário!


Conclusão


Gerenciar um consultório médico é organizar, dirigir e orientar a rotina do dia a dia, também dedicando tempo para pensar o crescimento no longo prazo.


Se você acha que tudo isso é perda de tempo, pode estar em um caminho sem volta. Cuidado!!


Caso precise de ajuda para organizar o seu consultório médico, entre em contato e conheça nossa mentoria para profissionais de saúde.



Senior Consulting

Consultoria para médicos

+55 11 3254 7451


bottom of page