• Admin

Gurus de marketing digital e a promessa dos ganhos fáceis


Gurus de marketing digital - Todo mundo tem um para chamar de seu
Gurus de marketing digital - Todo mundo tem um para chamar de seu


"Em toda corrida pelo o ouro quem mais ganhou dinheiro foram aqueles que venderam as picaretas".


Essa frase retrata bem a triste realidade do mercado de marketing digital, não só no Brasil, mas em todo o mundo.


No artigo de hoje, queremos de forma sintetizada trazer a você empresário, especialmente aquele do ramo de saúde ao qual a Senior Consulting presta serviços há mais de 20 anos algumas reflexões.


Basta dar "um google" ou acessar o Youtube e você vai encontrar milhares de conteúdos com títulos chamativos como "como bombar sua agenda com marketing digital", "venda mais usando as redes sociais", "10 hacks para bombar sua agenda" e por ai vai.


É fato, trabalhe você em qualquer área e vai encontrar um guru para "chamar de seu":

  • Gurus de marketing para médicos

  • Gurus de marketing para dentistas

  • Gurus de marketing para advogados

  • Gurus de marketing para engenheiros

  • Gurus de marketing para corretores

  • Etc, etc.


A lista vai e vai...


Ora, quem tem um mínimo de bom senso não acredita nesse tipo de falácia. E por um simples motivo: Marketing, digital ou não, não gera vendas, mas apenas torna público um produto ou serviço, cria consciência e até influcencia no processo de compra, mas está longe de garantir vendas.


Nós últimos anos vimos "youtubers" ganharem rios de dinheiro monetizando seus vídeos ou vendendo cursos de marketing digital "ensinando" profissionais e empresários muitos dos quais veteranos de mercado a "fórmula secreta para aumentar as vendas".


O interessante é notar que a grande maioria desses gurus de marketing digital nunca construiram nada de relevante em termos de negócios. O seu grande negócio é ensinar os outros a montarem grandes negócios que ele nunca criaram.


Se olharmos para o mercado de saúde, vemos médicos, dentistas e outros profissionais ligados a beleza que perceberam que seria muito mais fácil ganhar dinheiro vendendo "seu conhecimento sobre como ter sucesso" para outros incautos colegas de profissão do que de fato, construirem empresas sólidas e lucrativas.


Veja, logicamente existem aqueles profissionais sérios e que tem passam conteúdo relevante para outras pessoas. Mas, nesse artigo não estamos nos referindo a esse tipo de profissional.


Estamos aqui falando dos gurus que vivem de "sacadas" e "hacks geniais" que tem um conhecimento tão profundo de marketing como o nível de profundidade de uma piscina infantil.


O marketing desempenha um papel fundamental na vida das empresas, na promoção, divulgação, criação de demanda e educação de potenciais clientes.


Procure fontes seguras de informação, não vá atrás de estratégias da moda e nem se impressione com os "depoimentos" de pessoas que fizeram o curso do guru e tiveram muito sucesso.


Depoimentos são comprados, assessoria de imprensa consegue fazer coisas muito boas para esses gurus e nem tudo que reluz é ouro. Vide os carrões e bens de luxo ostentados nas redes sociais por médicos e dentistas "celebridas" que muitas vezes nem mesmo pertencem a eles.


Fique esperto. Um bom profissional de marketing pode ajudar sua empresa a crescer, já um guru pode acabar jogando a última pá de terra sobre o caixão da sua empresa...


Senior Consulting

Não somos gurus de marketing digital

+55 11 3254-7451

atendimento@seniorconsulting.com.br


0 comentário