top of page
  • Foto do escritorAdmin

Locação de imóvel para clínicas: Principais pontos a considerar para um contrato sólido


Locação de imóvel para clínicas: Principais pontos a considerar para um contrato sólido

Vai alugar um imóvel para abrir sua clínica? Preste atenção nos pontos abaixo!


Ao assinar um contrato de locação de imóvel por um período de três anos ou mais, é essencial prestar atenção aos seguintes pontos:

  1. Duração do contrato: Verifique se o contrato especifica claramente que a duração do aluguel é de três anos, estabelecendo uma data de início e fim definidas.

  2. Valor do aluguel: Confira o valor do aluguel mensal acordado e se há alguma cláusula que estipule reajustes durante o período de locação.

  3. Forma de pagamento: Verifique como o aluguel deve ser pago (por depósito bancário, transferência eletrônica, boleto, etc.) e qual é a data de vencimento mensal.

  4. Despesas inclusas: Verifique quais despesas estão inclusas no valor do aluguel, como água, gás, energia elétrica, condomínio, IPTU, entre outros.

  5. Condições de rescisão: Analise as cláusulas referentes à rescisão antecipada do contrato, tanto por parte do locatário quanto do locador. Verifique se há penalidades ou multas estipuladas em caso de quebra do contrato.

  6. Manutenção do imóvel: Observe se o contrato estabelece as responsabilidades do locatário e do locador em relação à manutenção e conservação do imóvel, bem como as obrigações de reparo de eventuais danos.

  7. Uso do imóvel: Verifique se há restrições quanto ao uso do imóvel, como proibições de atividades comerciais, sublocação, ou restrições de alterações na estrutura do imóvel.

  8. Vistoria inicial e final: É importante que o contrato mencione a realização de uma vistoria detalhada tanto no início quanto no término do contrato, registrando o estado do imóvel e seu mobiliário.

  9. Garantias: Verifique se o contrato estabelece qual tipo de garantia será exigida, como caução, fiança ou seguro-fiança, e as condições para sua devolução ao final do contrato.

  10. Renovação do contrato: Verifique se o contrato estipula a possibilidade de renovação ao final dos três anos, quais são as condições e prazos para a negociação da renovação.

É altamente recomendado que se obtenha assessoria jurídica para revisar o contrato de locação antes de assiná-lo, a fim de garantir que todas as cláusulas e condições sejam claras, justas e estejam em conformidade com as leis locais de locação.


Sobre a Senior Consulting

Somos uma consultoria premium internacional focada no segmento de saúde.


atendimento@seniorconsulting.com.br

+55 11 3254 7451

bottom of page